Operação expulsa invasores e destrói acampamentos ilegais em terra indígena no Acre


 Uma operação foi deflagrada no último sábado (15) na Terra Indígena Campinas Katukina, no interior do Acre, coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A ação, realizada em cooperação com a Polícia Federal, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério Público Federal (MPF), teve o objetivo de retirar invasores do local.

“Feriados e fins de semana costumam ser aproveitados por invasores para avançar sobre áreas protegidas”, destacou o órgão.

Durante a operação, as equipes destruíram acampamentos temporários utilizados por ocupantes ilegais e apreenderam equipamentos empregados no desmatamento, como motosserras, lonas, ferramentas e estruturas de apoio às práticas ilícitas.

“O objetivo é desarticular a logística da ocupação e impedir a continuidade da degradação ambiental”, acrescentou o Ibama.

A ação ocorreu após levantamentos do Grupo de Combate ao Desmatamento do Ibama no Acre, que identificou focos de desmatamento e ocupações ilegais na porção sudoeste da Terra Indígena. Na primeira fase da operação, houve prisões em flagrante e multas que somam cerca de R$ 390 mil.

As investigações preliminares indicam que o objetivo dos invasores era lucrar com a grilagem para futura implantação de atividades agropecuárias.

CONTILNET 

Postar um comentário

0 Comentários