O ContilNet recebeu, nesta quinta-feira (6), uma denúncia de um colaborador da Casa de Passagem para Migrantes, em Rio Branco. Segundo a pessoa, que preferiu não se identificar, o clima dentro da unidade tem se tornado cada vez mais tenso devido à sequência de brigas entre os próprios migrantes.
A gravação foi feita no último dia 4 de novembro e, segundo o relato, a confusão teria sido provocada por um migrante venezuelano que “chegou drogado, ameaçando a todos”.
“Ele agrediu outro migrante e também o colaborador Marlon, atingindo seu braço com um cinturão. Se o Marlon e outros abrigados não tivessem contido a situação, algo pior poderia ter acontecido. O homem quase chegou a agredir a agente social Ana Beatriz. Ele entrou no abrigo de forma violenta e causou todo o caos. A polícia foi acionada, mas chegou apenas depois que o colaborador e outros migrantes o retiraram do local”, relatou.
A denunciante também questionou a falta de segurança no abrigo.
“Quando alguma providência será tomada? Não adianta apenas trancar o portão ou ficar monitorando as câmeras, além de todas as outras tarefas que já temos, se continuamos expostos a esse tipo de situação”, desabafou.
Segundo ela, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), responsável pela gestão da unidade, é frequentemente informada sobre as brigas, mas as respostas têm sido insuficientes.
“Sempre dizem: ‘Ah, é só chamar a polícia (190) ou acionar o gabinete’. Pois bem, chamamos hoje, e a pessoa já está novamente na rua. Será que vão esperar algo mais grave acontecer, talvez até uma morte, para que medidas efetivas sejam tomadas?”, questionou.
CONTILNET

0 Comentários